2018, que ano!
2018, você foi demais! Pedalei por 16 países. Atravessei o deserto do mar morto no oriente médio no verão e a Europa de norte a sul no inverno. Inesperadamente voltei ao Brasil para uma outra viagem. De carro refiz em uma semana o roteiro que pedalei por um ano na América do Sul e fui por onde não havia ido de bicicleta: Américas Central e do Norte. Mais 14 países em apenas 20 dias.
Produzi o meu primeiro curta metragem, escalei uma montanha com tripé e câmera no ombro. Ganhei peso, perdi de novo. Fiquei 8 dias sem tomar banho. Ganhei novas rugas. Chorei muitas vezes, mas sorri muito mais. Me apaixonei, fiz muitos amigos e me despedi para sempre da maioria. Perdi meu cachorro. Tive dores e dificuldades. Mas passei um tempo raro e maravilhoso com a minha irmã. Me embriaguei com as auroras boreais. Pedalei com +52 e -17 graus. No sol, na chuva e na neve, mas sempre com bons ventos. Decidi não produzir vídeo por um tempo e abandonei os equipamentos.
E o último dia do ano não poderia ser mais intenso. Decidi que queria pedalar e acampar para meditar sobre 2018 e agradecer. E começar 2019 na estrada. Fiz 60km e comecei a procurar onde eu moraria na última noite do ano, mas não achei um bom lugar que fosse permitido. Fui avançando e quando vi estava na zona metropolitana de Istambul e o plano de acampar começava ir por água abaixo. Estava evitando chegar à capital na véspera do ano novo por motivos óbvios mas não tive muita opção. Um casal de cicloviajantes que quero muito conhecer havia deixado a chave de seu apartamento para mim em um mercadinho. Eles estão na estrada e retornam em alguns dias. Atravessei o congestionado trânsito de Istambul e com sorte peguei o mercadinho aberto as 20h do último dia do ano.
121km depois, deixando pra trás também o Estreito de Bósforo, já estou oficialmente na Ásia. 2019 começou! Após alguns dias de descanso a aventura recomeçará em direção à Índia pelas desafiadoras e altíssimas montanhas da Pamir, dentre muitos outros desafios e curvas que ainda desconheço!
Obrigado a todos que viajaram comigo por aqui, assim como cada um que cruzou meu caminho e entrou em minha vida em 2018!
Feliz ano novo